Friday, December 2, 2011

Cor para renovar as paredes

Olá!

As paredes também fazem parte da decoração da casa, então não podemos esquecê-las na hora de decorar a casa. Escolher a cor que mais combina com você é só o começo. Hoje em dia há muitas opções para quem quiser inovar: texturas, papéis de parede, adesivos e muitos efeitos diferentes, podem deixar a casa linda e com o jeitinho do morador. Basta um pouco de inspiração e criatividade ;-)

Eu ainda estou no processo de escolha. Como o apê ainda não foi entregue tenho um tempinho para pensar. Mas acho que o mais importante na hora de escolher as cores, é também saber o perfil dos moradores e o estilo de decoração. Como já sei que enjôo fácil, prefiro investir em tons off-white e deixar as cores mais vibrantes para os objetos de decoração. De qualquer forma, há muitos efeitos lindos que só uma boa pintura pode fazer. Tenho algumas dicas e inspirações que podem ajudar:

Quadrados de diferentes tamanhos, pincelados de tons terrosos, cobrem a parede atrás do aparador. O truque está em escolher variações da mesma cor e jogar com a assimetria. Para recriar o trabalho, faça o desenho em escala numa folha de papel ou no computador. Para evitar que a irregularidade do piso comprometa a composição, antes de tudo meça a altura da parede em toda a extensão. Detalhe: no caso das linhas horizontais, o teto tende a ser uma referência melhor que o chão. Comece, então, com as cores claras e use fita crepe na hora de delimitar as linhas. Recomendam-se tons suaves nas áreas maiores e o uso de tintas à base de água. Projeto de Deborah Monteiro, Renata Vital e Mariana Guimarães.
Fonte: casa.com.br


Tons de vinho e lilás se sobrepõem nas listras que percorrem o trecho de 3 m de extensão, no quarto da empresária Rosangela Bianco. O prédio, de linhas modernistas, dificultava a distribuição tradicional de móveis – assim, a pintura foi uma saída para preencher a parede. Executado por um pintor experiente, o trabalho levou dois fins de semana. O pé-direito, de 2,48 m, foi dividido em faixas de alturas variadas, preenchidas com cinco tons de tinta acrílica fosca. Isoladas por tiras de fita crepe, cada linha foi pintada separadamente. Para o resultado ficar leve, o segredo é intercalar faixas brancas.
Fonte: casa.com.br



O canto que seria desperdiçado ganhou utilidade ao receber, sobre a alvenaria sem gordura e ondulações, três demãos de tinta esmalte, indicada para quadros escolares. Depois, foi só arrematar a pintura com uma moldura de madeira, encomendada ao marceneiro. Um suporte de aço inox organiza os gizes coloridos. Para limpar a lousa, basta um pano úmido. Projeto de Cristiana Teixeira de Castro.
Fonte: casa.com.br


A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio; se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três. A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros. Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas. Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente - como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenção - e evitar destacar paredes recortadas. Em ambientes pequenos, a regra geral é usar cores que "afastem", como o azul e o verde; se a intenção é estimular a sensação de conchego, opte por cores escuras e vibrantes, como o vermelho e o amarelo. No teto, dois truques básicos são usar uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, "diminuindo" o ambiente, e optar por uma mais clara - de preferência branco - para "ampliar" o espaço diminuto. Uma regra para obter definição espacial é ter o piso mais escuro do que a parede, que deve ser mais escura do que o teto. Na cozinha, fuja da ditadura do branco com detalhes em cores quentes estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo. O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é pôr uma estante ou outra cor na parede.

 

2 comments:

  1. Oi val adorei o post...o primeiro ficou muito lindo e me identifiquei mais. Obrigada por compartilhar essas imagens lindas.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ReplyDelete
  2. Oi Val,

    Adorei o post, estou exatamente neste momento escolhendo as tintas estamos entre o Areia do deserto e doce de leite da Suvinil para sala, corredor e escritório e talvez meu quarto,esse tom vai valorizar os rodapés que vou colocar e o teto brancos,o quarto do Gui também fizemos o teste na parede com 3 tons de azul e vamos definir hoje, essa é a fase gostosa né? na loja de tintas conheci uma tinta da Coral chamada branco luz incrivel diferença do branco entre as outras e ela é a base de agua, segundo o consultor ela não amarela com tempo, vou apostar nela para os tetos, cozinha e para as portas também tem ela, depois vou fazer também um post sobre as tintas e pintura.
    bjs,

    ReplyDelete